Coordenador : Juliana Nunes da Silva Meirelles Dória Maia
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389225.2201.368071.17022023
Departamento/Setor: MOT
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de cursos de graduação, pós-graduação em odontologia e toda comunidade acadêmica; profissionais dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal; profissionais de outras áreas da saúde; pessoas leigas
Local de atuação: Faculdade de Odontologia da UFF
Objetivo
Geral: O objetivo geral deste projeto é disseminar evidências científicas dos Materiais Dentários nas redes sociais para que seja acessível ao maior número de pessoas possível, mas principalmente aos acadêmicos e cirurgiões-dentistas para que adquiram conhecimento atualizado, aprimorem sua prática clínica e entreguem um serviço odontológico ainda melhor para sociedade, de forma que atenda aos princípios do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Específicos: Pesquisar referências bibliográficas que demonstrem evidências científicas de qualidade. Elaborar textos sobre os materiais dentários. Criar publicações para as redes sociais na forma de imagens e vídeos. Promover o conhecimento atualizado dos Materiais Dentários nas redes sociais. Colaborar com a educação em saúde bucal e com o combate às fake news.
Resumo
O projeto tem o objetivo de disseminar informações atualizadas de qualidade dos materiais dentários e sua importância na prática baseada em evidências, de maneira leve e criativa, mas de forma a impactar no aprendizado das pessoas. Com as novas realidades trazidas pela pandemia e o grande uso das redes sociais, essas ferramentas digitais podem ser usadas para a educação em saúde bucal, valorizando mais a prevenção do que a abordagem terapêutica e colaborando para a prática de uma Odontologia minimamente invasiva. O sucesso do tratamento depende do aprendizado das propriedades dos materiais dentários, sua manipulação correta e aplicação adequada em diferentes situações clínicas, promovendo um melhor desempenho e longevidade. O projeto vai disponibilizar evidências científicas dos Materiais Dentários nas redes sociais, para maior conhecimento e atualização de alunos de graduação, pós-graduação, toda comunidade acadêmica, profissionais dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, profissionais de outras áreas da saúde e pessoas leigas. O conteúdo será elaborado através de consulta na literatura, produzido em uma linguagem de fácil compreensão, com a bibliografia básica e artigos científicos recentes. Imagens e vídeos serão utilizados para facilitar o entendimento.